Como parte do programa Artemis, a Nasa planeja mandar para a Lua, no fim de 2023, o robô Viper, que terá a missão de procurar água e outros recursos naturais no Polo Sul do satélite natural. De acordo com a agência espacial norte-americana, essa região tem pontos que não são iluminados há bilhões de anos e são considerados uma das áreas mais frias do Sistema Solar.
+ Nigéria incorpora aviões de caça paquistaneses JF-17 Thunder
+ Modelo que inspirou Lady Dimitrescu revela a sua identidade
+ OVNIs: Obama afirma que não pode falar tudo que sabe sobre o assunto
+ “NBA 2K21” está disponível para download gratuito; saiba como
Alimentado por energia solar, o Viper vai explorar as crateras do Polo Sul alternando entre áreas iluminadas para recarregar as suas baterias. Para isso, ele conta com um conjunto de rodas e suspensão preparados especialmente para lidar com os diferentes tipos de solo e inclinação que irá encontrar no caminho.
O pacote de equipamentos irá incluir um farol, uma furadeira especial, um espectrômetro de massa, um espectrômetro infravermelho e um espectrômetro de nêutrons.
Para a entrega do Viper na Lua, a Nasa contratou a companhia espacial privada Astrobotic, que ficará responsável também pelo lançamento e monitoramento da viagem do robô. O resultado das análises irá servir de base para a presença humana de longo prazo no satélite.